terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

COSTA CONCÓRDIA ...

Eu estive vendo Na Discovery e National Geographic esta semana um documentário sobre o naufrago do Costa Concórdia, com depoimentos de passageiros, tripulantes, fotos e imagens do ocorrido.
Ao Ouvir todos aqueles depoimentos, informações que nos noticiarios não acaba sendo passado, o pavor de passageiros e tripulação com inumeras situações, a gente tem realmente uma idéia de que o acontecimento naquela noite no Concórdia foi muito assustador para todos que estavam ali.
A evacuação de passageiros, crianças, idosos,gravidas, cadeirantes, nós que já estivemos trabalhando na europa sabemos que a maioria dos passageiros são idosos nos cruzeiros por lá, então manter a calma o controle, de milhares de pessoas, foi realmente momentos ali tensos para todos.


No documentário foi mostrado depoimentos emocionantes e momentos de terror de alguns passageiros, e também depoimentos de tripulantes totalmente corajosos, como de um que carregou uma senhora que dependia de muletas para andar do Deck 13 até o local de evacuação, outro que foi como suporte entre o navio e o bote para os passageiros passarem, uma tripulação corajosa num momento total de caos e desespero, concerteza se a tripulação nao tivesse tido a coragen e eficiencia na evacuação o desastre teria sido muito maior.


Nós que trabalhamos em navio sabemos que em todos os dias de embarque, após o término, temos o exercicio de salvamento, em caso de emergencia geral todos os passageiros são convocados, e é falado como deve se proceder o que fazer, o uso da LifeJacket, quais os botes usar e como proceder, fora os avisos constantes na cabine, e na TV do navio onde há informativos em varios idiomas a todo tempo sendo passado instruções em caso de emergencia;


Mas não foram  1 nem 2 vezes que ouvi de muitos passageiros a seguinte frase ' eu já fiz cruzeiro já sei o que devo fazer', ou ' não precisa eu já sei' ao informarmos, por favor é necessário participar do exercicio de emergencia e etc ... a bordo as vezes para tripulação chegamos a ter até 2 ou 3 Drill (treinamentos) em caso de emergencia durante um cruzeiro,  então somos treinados , mas realmente na hora do caos e desespero da situação o quadro muda totalmente, é extremamente diferente de um dia de Dril não há comparação;


mas sem sombra de duvidas a tripulação do Costa Concórdia foi rapida, eficaz e corajosa em ter evacuado todos aqueles passageiros, claro que o comandante tivesse emitido a ordem de evacuação mais cedo como informado no documentário, todos teriam saido sem tanto transtorno e caos que foi, pois o navio acabou se inclinando demais, sendo quase impossivel andar pelo navio, e deixando alguns botes inutilizaveis, e os passageiros tendo que descer pelo casco do navio, por conta da inclinação;
ao alarme os passageiros já estavam nos pontos de encontro (local de evacuaçao) e toda a tripulaçao aposta, esperando a ordem da ponte de comando para começar evacuar o navio;


um depoimento que me chamou atenção foi de um casal chines que nao falava ingles,
e estavam deitados quando Cabin Stwd abriu a porta entrou na cabine falou com eles, mas eles nao falavam  ingles, e eles voltaram a dormir, e foram sair apenas da cabine quando o navio estava muito inclinado !!

realmente fica dificil, a mentalidade de algumas pessoas 


é de lamentar ver um navio tão lindo embaixo d'agua, algumas vidas que ali foram perdidas, o susto que passageiros passaram e tripulantes também , algumas horas de pavor e desespero.
Nós que trabalhamos a bordo sabemos que é um risco e que poderia ter acontecido com qualquer um de nós; mas temos que estar preparados ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário