quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

COMO TRABALHAR A BORDO DE NAVIO DE CRUZEIRO?

Wooow Já fazem quase 5 anos que venho compartilhando informações e peripécias sobre o trabalho a bordo dos navios de cruzeiros aqui no BLOG e muita coisa passou,muitas experiencias at sea, muitas cidades, alguns países, muitas pessoas, perrengues, tiros porrada e bombas (rsrs) e muita coisa bacana também, mas é isso a vida do crew é tipo Sea Day (correria).

2015 foi um bom ano para quem esteve, e continua embarcado. O dollar nas alturas como nunca visto antes para alegria da geral. Lembro em meados de 2011 quando desembarquei e o dollar estava apenas R$1,49, pois é R$1,49 e foi bem desanimador (rsrs) 10 meses naquela 'merda' e agora o salário estava valendo tão pouco... ,  pois é, os tempos mudaram e a vaca do dollar engordou. O ano que se passou o dollar bateu na casa dos R$4,00.
Aquele  mesmo sentimento de crew na Argentina e Asia (to rico);

Bangkok - Thailland (minha breve passagem pela,)
Acompanhando os grupos de tripulantes na qual eu adm, vi que o número e a procura pelo trabalho embarcado aumentou e muito. A começar pelo grupo que de 4 mil membros saltou para mais de 7  mil em questão de semanas, muito bom, MAS, tenho visto uma grande demora, uma espera bem maior do que antes para o embarque, o tão esperando embarque para os de primeira viagem.




sem contar na má noticia, de que para o ano de 2016/2017 (verão) a temporada brasileira será reduzida, e poucas embarcações estarão navegando no Brasil. 
Talvez você possa pensar: - mas e daí? as empresas continuam contratando!.

Sim, certissimo as contratações seguem,elas acontecem o ano todo, A diferença é o número de oportunidades antes dada aos  brasileiros. Quanto mais navios no Brasil melhor e por que? porque cada barco teria de ter 30%  da tripulação brasileira, ou seja, menos barcos,  menor será a procura de tripulantes brasileiros se compararmos com os anos anteriores. É evidente que as  seleções por parte das agências se tornem mais competitivas e as seletivas mais rigorosas e exigentes do que anteriormente. Será cada vez pedido mais dos candidatos e o número concorrendo por uma vaga será maior também.
As contratações sabemos que vão continuar, mas em ritmo lento, pois não haverá mais a necessidade da cota dos brasileiros a bordo;

Como muitos sabem , vários são os fatores para as empresas desistirem do mercado brasileiro, tais como, o crescimento do mesmo na China e as altas taxas portuárias brasileiras, falta de infro estrutura portuária e aqueles etc's todo...
Tudo isso colaborou para que as empresas dessem uma corrida, mas PRA  BEM LONGE, das aguas brasileiras.

O importante  agora para quem está querendo embarcar, é se preparar. Mais do que antes,
as previsões dos jornais de economia e economistas é que para o ano de 2016  o dollar continue mantendo esta média, ou seja, para quem esta ganhando em dollar é uma boa para juntar dinheiro, apesar de que as coisas no Brasil, elas simplismente aumentam em quase 100% o valor (rsrs :O), mas em meio a crise, preços altos e salário baixo, quem é que não quer ganhar em dollar? 

O interessante é que conversando com amigos espalhados por ai pelos mares e outros nas empresas que fazem Brasil, notou-se a diminuição dos  desistentes (isso mesmo sem contar que os desistentes enchiam o 'saco' fala sério, tanta gente querendo embarcar e os abençoados fazendo gracinha embarcado, naquele chove  e não molha, fala serio!! ninguem merece)  foi bem significativo no ano de 2015, o que é uma SUPER NOVIDADE, geral valorizando o osso. como dizem: quem tem guarda o seu.

Nestes últimos 5 anos vi algumas coisas mudarem bastante no cenário do turismo em cruzeiros. Os gigantes dos mares surgiram e agora até robo bartender tem na Royal, empresas se popularizaram mais do que antes, e  até mesmo em várias empresas O corte de salário, isso mesmo, muitas cias, introduziram pacotes de bebida "ALL INCLUSIVE" , para atrair mais passageiros, redução de custo, e custo e vários outros cortes de custo, alterando produtos a bordo, modificando o sistema de serviço e etc, sempre procurando o mais econômico e de que certa forma, o Crew ficou na.. isso mesmo, afetado com cortes e diminuição drastica do salário. Sim em algumas cias os cortes foram bem significativos.

Mas 2016  está ai, e as agências seguem trabalhando com seriedade e recrutando a galera, e o bom que tenho visto ai, é a transparencia com os candidatos.

Para quem tem o desejo de embarcar o 1° passo é procurar uma destas agências, realizar seu cadastro e enviar seu CV. A agência ela irá entrar em contato, caso seu Cv seja selecionado. O processo seletivo ele pode ser feito tanto online como presencial, tudo irá depender da empresa e da agência. 

Se selecionado pela agência, ela irá avaliar o inglês primeiramente e depois as experiencias de trabalho. O inglês ele é o fato decisivo na hora de definir a vaga para qual o candidato irá ser indicado. Depois de aprovado pela agência, uma entrevista será marcado com a Cia de cruzeiro, que irá dizer se o candidato foi ou não aprovado.

Vale ressaltar que agência não LIBERA data de embarque, não é culpa dela se a data sai ou não, e ela nem tem O PODER de decisão na empresa. Ela simplismente é uma prestadora de serviço, nada mais do que uma recrutadora. Ela seleciona os candidatos conforme a Empresa de cruzeiro pede, e depois os encaminha para a Cia que irá dizer SIM ou NÃO, e que irá chamar para embarque quando tiver a vaga disponivel.
O vinculo com a agência com o tripulante nada mais é do que um simples intermediário entre a empresa e o candidato durante o processo de seleção;


Então não adianta odiar ou criar problemas com a agência, pedindo LIBERA MEU EMBARQUE, infelizmente eles não TEM este poder. Quem decide é a empresa, que tem sua logistica interna e chama os aprovados para trabalhar conforme a necessidade deles. Eles chamam, informam a agência que liga para o tripulante.

- NÃO PEÇA DEMISSÃO DO SEU TRABALHO
Olha este é um dos erros que eu sempre escuto/leio por ai. camarada que pede demissão do emprego e passa 2/3/4/6 meses desempregado e desesperado e a data de embarque não sai.Sim,  agência ela dá um 'previsão' e não uma certeza até porque você tem algum contrato assinado com data de embarque? não, então espere sua data sair primeiro. Certeza de embarque é somente quando recebes o contrato de trabalho, com data de embarque e seu nome nele, fora isso, não.
As empresas elas normalmente enviam a data de embarque com no minimo 30 dias de antecendia (as vezes tem as excessões) mas é no minimo 30 dias antes do dia do embarque, ou seja, podemos nos preparar, fazer exames médicos, despedir de tudo e todos, arrumar as malas e até mesmo pedir as contas do trabalho;
Pense sobre isso, o processo de embarque ele pode ser rapído como demorado;

Caso queira participar de uma seleção de emprego segue o link das agências para quem tem interesse: Boa sorte

ISM BR : > http://www.ismbr.net/

PORTSIDE :> http://www.portsideagencia.com.br/

INFINITY BRAZIL :> http://www.infinitybrazil.com.br/

VALEMAR :> http://www.grupovalemar.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário