sábado, 4 de junho de 2016

MANILA, FILIPINAS

Manila, é a capital das Filipinas e a segunda cidade do país em número de habitantes, com mais de 1,6 milhões de habitantes. Apenas a vizinha Quezon, a antiga capital do país é mais populosa. A área metropolitana é a segunda mais populosa do Sudeste Asiático. Na margem  do rio Pasig encontra-se a cidade original, Intramuros, fundada em 1571 e que, apesar da destruição levada a cabo pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, contém ainda notáveis exemplos da arquitetura espanhola do século XVII, junto a uma muralha que a rodeia e que se começou a construir em 1590.

Quente e úmida. Por volta das 6 horas da manhã de um domingo, atracamos no porto de Manila, 
Manila - amanhecer, atracando no porto 
sendo a 1° vez do barco naquela cidade a recepção foi festiva e calorosa; veja no curto video :

Como em qualquer empresa de cruzeiros a maioria dos tripulantes são filipinos, sendo assim a ansiedade e as expectativas para o porto de Manila era grande. infelizmente não seria possivel para  os tripulantes trazerem seus familiares, amigos, vizinhos a bordo, por conta do grande número, então, No terminal , uma grande ‘recepção’ foi preparada para os familiares dos crew e para os crew também, algumas milhares de pessoas estavam ao lado de fora do terminal (rsrs) era gente pra caramba. Filipinos todos contentes por verem seus familiares, e Eu e amigos aproveitamos para sair e conhecer um pouco da cidade.

TRAFICO – isso é o que sempre ouvimos dos PH a bordo, trafico, engarrafamento. E realmente Manila sabe bem como fazer. Do porto tínhamos disponível o shutle bus até um shopp mal no centro da cidade. Pela manhã foi tranquilo, como 20 minutos o trajeto, mas o retorno para o barco, me custou quase 1 hora.

transporte popular em Manila,não há 'busã

No mall, trocamos dinheiro para a moeda local $$$ os Pesos,  e pegamos um taxi para ir no ponto turístico mais próximo (por conta do trafico preferimos não arriscar), fomos até INTRAMUROS, um ponto turístico  muito conhecido e um dos mais importantes da cidade.

INTRAMUROS - Intramuros é um histórico distrito murado construído pelos conquistadores espanhóis no século XVI dentro da cidade de Manila, capital das Filipinas. Ruinas, muralhas e história da colononização epanhola que se encontrará ali. 
A entrada custa como 1 dollar, mas o local é muito grande, você pode fazer a pé, caso tenha tempo e disposição de ficar debaixo do sol escaldante e andar bastante, ou as opções das charretes que levam o turista por todo o local. O valor das charretes é em torno dos 10 dolares.


Manila como qualquer país colonizado por países latinos, possui muitas igrejas católicas centenárias e enormes, verdadeiras obras de artes. Na região onde esta localizado o intramuros, seria como o ‘old downtown’, uma caminhada pelo bairro se pode ver muitos locais antigos, prédios e arquitetura da antiga colônia.

uma das principias e mais antigas de Manila
Infelizmente como qualquer capital de um país e como qualquer cidade grande, em Manila tudo está distante e sempre tem o transito, o que nos impediu de conhecer outros pontos turísticos pela perda de tempo parado no carro.
 Algo interessante é compras, por conta do dólar e até mesmo alimentação, realmente muito barato. Mas em um dia, fica difícil poder conhecer e ver. Fpi interessante conhecer Manila.

Ao retornar ao porto, Eu nunca tinha visto tantas pessoas em um terminal (rsrsrs), havia ‘fanfarras’, dança, musica e coreografias e claro os PH rsrs contentes.
Eu fiz alguns curtos videos desta 'festa' que aconteceu no porto : 




Nenhum comentário:

Postar um comentário