sexta-feira, 29 de julho de 2016

ASSISTÊNCIA MÉDICA, On board Como é?

Uma das dúvidas que pode surgir entre muitos tripulantes antes de embarcar é a da assistência médica oferecida a bordo; Muitos se perguntam se é necessário obter plano de saúde internacional e etc, levar remédios e tudo mais para caso aconteça de adoecer, e o que pode acontecer, no período de 6 a 8 meses, é muito tempo, e pode ser que você precise ir ao médico durante o seu contrato

No entanto, uma coisa importante de se lembrar é que , se você tem qualquer prescrição médica de longo prazo, toma remédios,  antes de embarcar no navio cabe a você trazer sua receita médica(para caso seja questionado a quantidade de remédios em sua mala) e remédios suficiente para durar durante o seu contrato.

Mas lembrando que a assistência médica a bordo é gratuita para o tripulante. É por isso que todas as cia´s de cruzeiro exigem exames médico pré-embarque . comprovando que o crew está bem de saúde; O medical center, funciona 24 horas, tem o médico de passageiros e o médico para os tripulantes e também um time de enfermeiros, no medical center existe a farmacia, como também leitos e estrutura para emergências e pronto atendimento. o serviço para passageiros é pago, para tripulantes obviamente que não;

Adoeceu a bordo o que fazer?
O Medical center no navio, ele tem horários de funcionamento para tripulante, normalmente são dois horários, um pela manhã e outro fim de tarde, onde o médico irá atender os tripulantes mas a assistência ela é 24 horas, para casos de emergências. Ou seja, se está  se sentindo mal, doente, o horário para ver o médico será na hora do ‘crew doctor’, ao menos que seja uma emergência;

Crew em Quarentena – NOROVIRUS
O NOROVIRUS  é um tipo de vírus que pode ser transmitido através da ingestão de alimentos crus manipulados por mãos infectada, Epidemias localizadas ocorrem quando grupos de indivíduos passam um período de tempo em relativa proximidade física num local confinado, como em cruzeiros, hospitais ou restaurantes. Os indivíduos podem permanecer infectados mesmo depois da diarreia ter cessado.

E isso acontece a bordo, não é para acontecer com frequência, mas sempre acontece, e  por conta disso todos no navio irão trabalhar o dobro limpando, deep clean, inspeções na cabine de crew e etc , Eu falarei em um próximo topic sobre – red level a bordo.

Existem certos procedimentos e eu não sei se todas as empresas de cruzeiros seguem o mesmo, mas um dos informado ao tripulante é que se em caso de Vômito ou diarreia, o crew deve no mesmo instante ligar para o medical center independente da hora e informar o ocorrido. Na empresa onde eu trabalho o tripulante recebe uma advertência caso seja um ‘late report’.

Ao informar que apresentou um destes sintomas o tripulante é exigido que compareça ao Hospital do navio; onde passa por uma triagem, preenche um formulário informando as refeições dos 3 últimos dias, e também quando e como começou um dos sintomas ou um dos dois sintomas, e o comum quando isso acontece é entrar em QUARENTENA,  isso acontece  porque você esta sendo considerado contagioso, caso tenha o NOROVIRUS o crew ficará na sua cabine ou num quarto da enfermaria confinado para evitar contagio em casa do problema, e também para se recuperar;


Isto tem alguns prós e contras, os prós é que você terá  muito tempo para recuperar o atraso do seu sono e dar aquela relaxada e descansada, até porque o confinamento ele dura 72 horas e  Além disso, você vai ter as suas refeições entregues diretamente na sua cabine (ROOM SERVICE) com cardápio especial de breakfast, lunch e dinner, sobremesas e etc (rsrsrs) e você terá a cabine somente para você,  porque seu companheiro de quarto será posto em outra cabine ou você será colocado em outra até o passar o prazo das 72 horas até se recuperar ;

Os contras é o isolamento, o tripulante não pode descer do navio nestas 72 horas, nem ir ao crew bar ou crew mess, nem muito menos andar pelas áreas de tripulante. É confinamento, o ruim é caso o tripulante realmente esteja ruim e passará a maior parte do tempo visitando o banheiro (rsrsrs) caso contrário, irá poder dormir.

Para fins de evitar problemas a bordo, é sempre importante informar o seu supervisor de que você vai ao médico caso esteja on duty, e caso tenha ido durante o break e ainda está lá esperando, sempre dê aquela ligada, pois ninguém é advinha a bordo e o seu colega pode ser prejudicado com o seu atraso no trabalho;

REMÉDIOS –
na farmácia do navio, sempre está disponível os medicamentos gratuitos ao tripulante, então não hesite em procurar o médico caso você não esteja se sentindo bem.

Existem casos a bordo, na qual o médico irá enviar o tripulante para uma consulta em terra, quando ele vê que existe a necessidade para fazer exames como raio-x e etc, e tudo isso será bancado pela empresa, pois você esta sendo encaminhado.  Há casos de tripulantes que são desembarcados e mandados para casa para ter um acompanhamento medico, que também será pago pela empresa.
A Bordo existe um 'limite' de medical –off (que seria a licença medica do trabalho) varia de empresa para empresa, algumas o prazo é de 3 dias outras de 5 dias, e passando deste prazo é quando o tripulante na maioria das vezes é desembarcado para se tratar; pois ele não poderá ficar a bordo por tantos dias sem trabalhar, recebendo medicações ou seja o que for. Caso seja necessário cirurgia, atendimento do tipo, Eu já tive colegas que foram desembarcados no porto seguinte e passaram dias ou semanas no hospital em algum país até terem alta médica e serem enviados de volta para casa. 


Há muitos casos de tripulantes que reclamam do atendimento de certos médicos a bordo, da conduta e até mesmo da consulta que o mesmo presta. A saúde em primeiro lugar, nós estamos a bordo trabalhando e adoecer pode acontecer com todos, então sempre atenção quanto a isso, zele pela sua saúde, procure seus direitos, no navio existem regras e procedimentos.

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