domingo, 14 de abril de 2013

TEMPORADA AMÉRICA DO SUL OU EUROPÉIA ?!

Enfim, Mais uma temporada mais um contrato. Desta vez a Bordo do COSTA SERENA.
No Geral foi uma temporada Boa, entre dezembro a Março/2013, trabalhando na América do Sul, tendo a cada 9 dias 3800 Passageiros todos Argentinos, foi cansativa, massante mas divertida.

Quando trabalhamos em uma temporada européia temos um publico diferenciado.
Normalmente os passageiros possuem uma faixa etária acima de 45 anos; são pessoas de mais idade. O que torna o ambiente e a forma de trabalhar mais 'leve', por conta de pessoas de idade acordarem cedo, comerem menos, dormirem cedo e ter o habito de viajar de cruzeiros, ou seja, não é uma novidade para eles;


Temporada na América do Sul, vamos encontrar muitas familias a bordo, muitas familias com crianças e muitos jovens, uma galera; que embarca animada, vem para curtir o navio, as festas, provar de tudo um pouco que o Buffet ou o Restaurante oferece, Prontos para acordarem tarde, e dormirem tarde, para desfrutar de toda parte temática de entreterimento que o navio ofereçe: Piscina, cinema, aulas de dança e etc ....

O Que torna a temporada bem mais 'pesada' na questão de trabalho.
Acabamos sempre e encontrando os lounges do navio cheio, Piscina e até bem mais tarde comparado a Europa.


Diferente do Europeu o passageiro Latino, ele não tem o habito de estar em cruzeiros, para Muitos é Primeira vez a Bordo, então estão animados.


O Europeu é bem mais exigente em questão de serviços, penso também pelo fato dele ter o habito de viajar em cruzeiros e já conhecer o Navio. a Cobrança por parte dos chefes é bem maior na temporada européia, seus passos e seu trabalho sempre vigiado e monitorado.

O passageiro europeu ele Pode muitas vezes não reclamar diretamente ao tripulante a respeito do serviço, mas sem duvida ele estará na recepção com seu Nome fazendo, uma grande reclamação por escrito; e realmente isso não é Bacana a Bordo.

Já na temporada Sul-América, você encontra passageiros bem mais maleáveis, mais alegres e bem humorados, Mas claro, como em qualquer lugar onde há muitas pessoas, sempre tem os grosseiros e estupidos, isso é normal. Mas especialmente nesta temporada você encontra passageiros mais constantes mais presentes e que estão ali pra se 'divertir', eles querem aproveitar e curtir.


E isso fará todos a bordo trabalharem o dobro ou o triplo. Iremos encontrar pessoas que realmente não conhecem a respeito de serviço em sua maioria, e que pedem coisas absurdas ou fazem reclamaçoes sem sentidos e sem contar as 'PREGUNTITAS'


Pelo fato, imagino Eu, de ser em sua maioria primeira vez a Bordo de um Navio,

eles perguntam TUDO, mas é exatamente TUDO, o que nos traz certo desconforto com o passar dos dias, da semana e dos meses.
Perguntas mais absurdas do tipo : as escada sobe ou desce ? (como queiras, esquerda sobe e a direita desce). Acredite,  você verá o passageiro fazendo isso rs.

Perguntas como : Estou no Piso 8 como faço para ir ao 4 ?

Usando as escadas ou os elevadores. e então você ouve : Mas eu preciso descer?
hahaha, escolha sua, descer, rolando ou se joga ... rsrs

Após uma temporada Dessa, acredite você tem centenas e dezenas de perguntas, idiotas e estupidas que chegam ser extremamente engraçadas.

Perguntas e mais perguntas se você estiver usando um Uniforme, você será rodeado e cercados de perguntas. Deus que nos guarde e nos dê saliva nos dias de embarque.

Então será normal o passageiro 8 dias a bordo e ainda assim perguntar onde está o restaurante dele, que é o mesmo durante todos os dias de cruzeiro.


Isto é algo que realmente quase não acontece na Europa, geralmente os passageiros irão perguntar bem pouco, muito pouco. Ao contrário desta, que você responderá perguntas o tempo todo, e o que acaba deixando muitos de nós tripulantes Stressados, realmente stressados, pensando MEU DEUS, da onde saiu este ser ??!! hahahahaha


Enfim com seus prós e seus contras, o trabalho continua sendo o trabalho, apesar das vantages de no Sul-américa nao ter tanta cobranças de chefes o crew acaba tendo seus horários mais apertados, o trabalho mais itenso e como chamamos a conhecida BRATA !


Anyway, faz parte da vida do crew

Nenhum comentário:

Postar um comentário